Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

Java para Web - Aprendendo a programar

Depois de um tempo de inatividade, estou eu aqui de volta à "blogar". Agora para passar um pouco minha experiência com programação para web.

Bem, sempre tive vontade de desenvolver aplicações, pois considero a programação, uma arte. Acredito que seja uma grande satisfação, desenvolver algo útil onde você pode facilitar a vida das pessoas através de seu trabalho, e dessa forma, contribuir com o meio em que você vive.
Até hoje tenho desenvolvido, pequenos programas em variadas linguagens, php, C, java e shell script, uma boa gama de linguagens, para alguém que até agora tem na programação, umas espécie de hobby. Contudo, na maioria dos casos, os programas desenvolvidos, só serviram para o meu próprio deleito, nada sofisticados, multi usuário, ou que atendesse a uma certa quantidade de pessoas.

Agora que relatei alguns dos motivos, que me levaram, a realmente aprender a programar. Vou tentar passar um pouco da minha experiência, relatando dificuldades e o que houver de mais relevante, e claro, sempre que aprender algo novo, postarei aqui, para ajudar novos "programadores" como eu.

A duas semanas atrás, estava na livraria Saraiva, e encontrei um livro chamado: Denvolvendo aplicações para web com jsp, servlets, javaserver faces, hibernate, ejb 3 persitense e ajax. Li um pouco o que havia no mesmo e resolvi comprar. É um livro muito, estou usando ele como base no meu aprendizado, que hoje, está fazendo mais ou menos uma semana desde seu início. Até agora, aprendi um pouco sobre servlets, jsp, e javabeans. Já consegui fazer uma página de login, efetuando a consulta em um data source, no app server, uma página para inclusão de dados e outra para consulta de dados. Nada mal para uma semana.

Hoje, aprendi um novo conceito, aprendi que não é uma boa prática, criar a conexão ao banco de dados, dentro da jsp. Devemos fazer isto através de um javabean. Dessa maneira, tornamos nosso código mais legível, mais coeso, e o reaproveitamento de código é mais eficiente. Estou tendo uma certa dificuldade, mas acho que amanhã, consigo transferir toda a parte de conexão com banco, para javabean.

O aprendizado tem sido fantástico, algo que tem me motivado, e me mantido na frente do computador. Estou me fascinando por esta área, e espero que com os conhecimentos adquiridos, possa ajudar outras pessoas a resolver seus problemas, e passar conhecimento às mesmas.

Por hoje é só.

Abraços e boa noite!

Nenhum comentário: